Draft - madeira de reflorestamento
Introdução O setor de construção civil, atualmente está em busca de formas de construções sustentáveis que não tenha grande degradação ao meio-ambiente, com base neste conceito foi apontada a construção de residências com a utilização de madeira de reflorestamento em substituição de paredes convencionais (tijolos). A idéia consiste no seguinte preceito: na fabricação de tijolos de argila e concreto, é necessária a execução de processo de mineração, com isto o solo perde suas características naturais e dificilmente consegue recuperar 1/3 de sua área degradada. Com a utilização de madeira de reflorestamento, não há a agressão direta ao solo, contribui com a redução de [pic] da atmosfera e teríamos também mais agilidade na etapa construtiva das residências (aproximadamente em 90 dias corridos).
Objetivo Utilizar madeira, pois e um material barato e, ao mesmo tempo e de fácil aquisição, além de suprir as necessidades de utilizar materiais sustentáveis.
Justificativa
O Brasil tem a maior área mundial de reflorestamento, mas cujo destino contempla somente a produção de celulose e carvão vegetal. Pesquisas relativas ao uso da madeira de reflorestamento como material de construção civil no Brasil são incipientes. Este fato estimula a investigação sobre o tema e contribui para a formação de uma cultura relacionada à busca de soluções para os problemas ambientais e de novas alternativas para o setor da construção civil.
Metodologia
Análise sistêmica dos impactos da mineração de agregados, evidenciando os danos ambientais provocados, citando a forma de plantio da madeira de reflorestamento e demonstrando as formas de aplicações deste material, focando na utilização para a substituição da parede convencional (tijolos e argamassa) por madeira de reflorestamento utilizada para a vedação. Com isto demonstraremos as vantagens e desvantagens financeiras e de