Cimento Branco
A madeira constitui, em uma perspectiva funcional, ambiental e estética. É renovável, podendo ser reutilizada e reciclada para determinadas aplicações, é biodegradável e é utilizada sob diferentes formas na produção de uma vasta gama de produtos.
2 APLICAÇÃO DA MADEIRA NA CONSTRUÇÃO CIVIL
A madeira na construção civil é aplicada de três maneiras: através de acabamentos, formas de concreto e estruturalmente. Considerando-se ainda, de forma mais detalhada, a aplicação da madeira na construção civil, ela pode ser: • PESADA INTERNA: são utilizados peças de madeira serrada ou o painel laminado colado na forma de vigas, caibros, pranchas e tábuas utilizadas em estruturas de telhado; • LEVE EXTERNA E INTERNA ESTRUTURAL: consideram-se as tábuas e pontaletes empregados temporariamente na construção como andaimes, escoramento e formas para concreto; • INTERNA DECORATIVA: exige que a madeira apresente cor e desenhos decorativos, são empregadas como forros, painéis, lambris e guarnições; • LEVE EM ESQUADRIAS: engloba as portas, venezianas, caixilhos, molduras; • ASSOALHOS DOMÉSTICOS: compreende produtos de madeira sólida, como também os produtos modificados que são utilizados em pisos como assoalhos, tacos, tacões e parquetes.
Cada madeira possui uma específica durabilidade natural, com relação à resistência à ação do meio ambiente (ar, umidade, sol e chuva) e à ação de fatores biológicos (insetos e microrganismos). Em geral, as madeiras tropicais possuem uma durabilidade natural excelente, por possuírem o cerne completamente impermeável, e não se faz necessário o uso de preservantes, mas no caso das madeiras de reflorestamento normalmente o tratamento com substâncias preservantes é imprescindível. Em alguns casos a madeira de reflorestamento tem sua durabilidade superior a de algumas espécies tropicais.
3 DESMATAMENTO
Em termos gerais, a culpa pelo desmatamento cabe à atividade humana, desastres