Concreto aparente
Baron, Jéssica Rafaeli¹
RESUMO
Antes dos principais materiais da construção civil já conhecidos, concreto, ferro e aço, já utilizava-se materiais como a madeira e a pedra, na necessidade de aliar resistência e durabilidade surgiu o concreto. Em 1924 Joseph Aspadin patenteou a produção de cimento Portland, chamando-o assim pois suas características eram muito próximas ao calcário das Ilhas Portland. Após a segunda guerra mundial houve um grande desenvolvimento do concreto aparente, devido a necessidade de reconstruir os danos provocados por essa guerra, ao menor custo e no menor tempo. Com essa necessidade surgiu uma nova expressão arquitetônica, o Brutalismo, este concedeu ao concreto armado sua exposição, ou seja, sem a presença de revestimento. Entre os concretos mais utilizados, está o cimento Portland branco, que com adição de pigmentos resulta em concreto com várias tonalidades.
Palavras-chaves: Concreto Aparente. Cimento Portland Branco. Pigmentos. Concreto autolimpante.
1. INTRODUÇÃO
Antes do concreto, ferro e o aço o primeiro material utilizado em construções foram os disponíveis na natureza como a pedra natural e a madeira. O material considerado ideal para as construções é aquele que apresenta conjuntamente as qualidades de resistência e durabilidade. Entretanto, a pedra tem durabilidade elevada e resistência a compressão, mas com baixa resistência a tração, já a madeira tem razoável resistência mas pouca durabilidade.
O concreto aliou a durabilidade da pedra com a resistência do aço, com as vantagens do material composto poder assumir qualquer forma e proteger o aço da corrosão. Os "materiais cimentícios" possibilitou a construção de edificações e todas as principais obras de que o homem necessita para viver, como por exemplo as habitações, fortificações, aqueduto, barragens, obras sanitárias, pontes, rodovias, entre outros.
Como tudo com o passar do tempo evoluiu, não foi diferente com o