Manutenção de concreto armado e aparente
Um material da Construção Civil que contém em seu interior uma armadura metálica capaz de resistir aos esforços de tração, e o concreto que resiste aos esforços de compressão.
É uma mistura compacta de: agregados graúdos: pedras britadas, seixos rolados, etc. agregados miúdos: areia, pedregulhos. aglomerantes: cimento, cal não pode ser usado no concreto armado porque acaba corroendo o ferro responsável por suportar as forças de tração, podendo comprometer a estrutura com o passar do tempo. água adições minerais: Sílica ativa, metacaulim, cinza de casca de arroz, etc. aditivos: aceleradores, retardadores, fibras,corantes, etc.
Defeitos numa armadura e como recuperá-los. Bicheiras: Quando uma peça é concretada sempre há partes da peça ficam com melhores acabamentos e outras que ficam com piores acabamentos e nesses acabamentos ruins, ao se olhar você consegue enxergar o agregado e uma cavidade "um buraquinho na alvenaria" isso é chamado de bicheira que também é conhecido como "ninhos de agregados".
Concreto Aparente
O concreto aparente é uma forma de utilizar os elementos estruturais na parte arquitetônica da obra, bastante utilizado em decorações na qual com um tom acinzentado seu objetivo é dar simplicidade a construção. é utilizado em obras principalmente de propriedade publica pois reduz os custos com os revestimentos.
Manutenção em concreto aparente.
A durabilidade desse concreto depende da forma em que foi executada, seguindo fielmente as regras impostas pela ABNT. Se sua aplicação for feita de maneira errada sua durabilidade será reduzida. Para evitar grandes problemas e gastos com a manutenção, é necessária a garantia da plasticidade adequada do concreto e uma intensa vibração na hora de seu lançamento. Quanto a sua durabilidade recomenda-se que as peças estruturais recebam uma aplicação de resina a base de silano-siloxano que protegerá a superfície do concreto evitando a penetração de intempéries, gases e águas da chuva