Paulo rocha mendes
RESIDÊNCIA PAULO MENDES DA ROCHA
Local: Praça Monteiro Lobato, Butantã – São Paulo SP
Arquiteto: Arquiteto Paulo Mendes da Rocha
Período de Construção: 1964 – 1966
Publicação: nº 343, setembro 1967, p.32-37n
Proprietário: Paulo Mendes da Rocha
Estrutura: Siguer Mitsutani
Inst. Elétricas: Hélio Santiago
Inst. Hidráulicas: Julio Cerqueira César
Construção: Cenpla
Área do terreno: 760,00m²
Área Ocupada: 330,00m²
% Ocupação: 43,42%
Área construída: 573,78m²
Área Útil: 281,78m²
Número de pavimentos: 2
1. ESTRUTURA
A casa foi construída toda em concreto armado moldado in loco, em sua maioria usinada.
A estrutura resume-se a quatro pilares delgados que sustentam duas lajes nervuradas, uma para o piso e outra para a cobertura. As lajes são constituídas por duas vigas principais e nervuras transversais com balanços duplos.
A opção por um número reduzido de pilares, que foram ancorados nas fundações com estacas de concreto, está ligada, às condições do solo. São quatro pilares de cem toneladas cada um. A casa pesa quatrocentas toneladas. As nervuras somente puderam ser tão esbeltas porque a legislação vigente na época previa cobrimento míninmo de apenas 1,5cm.
Além do concreto aparente, as instalações elétricas e hidráulicas também são aparentes, o que, além de expor os aspectos funcionais da construção, facilita a manutenção.
As paredes divisórias foram feitas em argamassa armada de 3cm de espessura e fixadas com hastes metálicas, de modo a garantir a independência entre paredes e estrutura de cobertura, que pode mover-se livremente.
2. IMPERMEABILIZAÇÕES
2.1 Cobertura plana impermeabilizada com manta asfáltica. A água é recolhida em duas calhas perimetrais no sentido das vigas mais esbeltas. As aberturas zenitais, moldadas junto com a laje, receberam placas de vidro aparafusadas sem abertura para ventilação.
3. COBERTURA
3.1 Os painéis foram