Babi
Concreto Aparente
COMPONETES:
Bárbara Sena
Mayra Márcia
Artigos relacionados com o tema: Concreto aparente/ Sustentabilidade
1- Museu histórico de Ningbo
Yinzhou, Ningbo, China. 2008. Arquiteto Wang ShuAmateur Architecture Studio
O Museu Histórico de Ningbo foi projetado pelo arquiteto Wang Shu, da firma Amateur Architecture Studio. À primeira vista, parece ter sido deixado no sítio trás por forças naturais, há séculos. Foi entretanto, cuidadosamente elaborado para assentar-se harmoniosamente ali. Trata-se de uma massiva forma escultural que faz referência às montanhas vizinhas. Seus muros foram construídos com tijolos reaproveitados de demolições. Sua silhueta compõe-se em escala com a vila tradicional que o abriga, porém utilizando uma linguagem contemporânea. As paredes de 24 m de altura, feitas de concreto sobre uma armação de bambu e madeira, têm uma pele contínua de vinte tipos diferentes de tijolos reciclados. Para esta empreitada, o arquiteto orientou artesãos em experimentos sobre painéis em tamanho natural.
2- Museu Salvador Dali
St. Petersburg, Florida, USA. 2011. Projeto HOK
O edifício do Museu Salvador Dali, em St.Petersburg, Florida. Utiliza concreto aparente nos os muros da caixa.
O conceito de projeto foi tirado diretamente do propósito do edifício. É inspirado tanto pela arte surrealista de Dalí quanto pela necessidade prática de proteger a coleção dos furacões que ameaçam a costa oeste da Flórida.
Foi deliberadamente utilizado o concreto aparente para reduzir a manutenção e permitir que ele seja um envoltório resistente naturais constratando com a refinada precisão do “Enigma de vidro”,segumndo Weymouth. “Este contraste entre o mundo racional do consciente e o mais intuitivo e surpreendente mundo natural é um tema constante na obra de Dalí”.
A estrutura-fortaleza foi projetada para suportar as cargas de vento de 260 km/h correspondente a um furacão