Babi
CENTRO DE LINGUAGEM E COMUNICAÇÃO
BÁRBARA COSTA LEÃO DE OLIVEIRA
A POESIA MARGINAL NA ATUALIDADE
CAMPINAS2012
BÁRBARA COSTA LEÃO DE OLIVEIRA
A POESIA MARGINAL NA ATUALIDADE
Projeto de Pesquisa apresentado em cumprimento às exigências da disciplina de Criatividade em Jornalismo, do curso de Jornalismo, da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, sob orientação do prof.ª. Me. Cecilia Toledo
PUC-CAMPINAS2012
RESUMO
A presente pesquisa tem como objetivo analisar as marcas da manifestação cultural “Poesia Marginal” nos dias atuais buscando relacionar o expressionismo das poesias nos muros de São Paulo na década de 80 com os da atualidade, destacando a pichação e o grafite. Este trabalho também procura diferenciar as duas formas de expressão junto às suas críticas e fazer um gancho com a arte expressada na pele por meio da tatuagem. A análise psicológica também será levantada para descrever os processos identitários e motivacionais das pessoas que praticam estes movimentos ou que admiram.
Palavras-Chave: Poesia marginal. Expressionismo. Pichação. Grafite. Tatuagem.
SUMÁRIO
Introdução5 Desenvolvimento8 Conclusão11 Referências Bibliográficas12 INTRODUÇÃO
O trabalho consistirá na análise do expressionismo da pichação, do grafite e da tatuagem visualizados facilmente na sociedade atual e que tiveram suas origens embasadas na ousadia das críticas que o movimento da poesia marginal dos anos 70 e 80 distribuíam.
O recorte epistemológico foi definido a partir do livro “A poesia do acaso (na transversal da cidade)” de Cristina Fonseca, devido à riqueza de detalhes que relacionam o expressionismo das duas épocas.
A poesia marginal foi uma prática poética marcada pelo artesanal, por poetas que queriam se expressar livremente em época de ditadura, buscando caminhos alternativos para distribuir poesia. Foi um movimento de libertação dos termos e expressão livre. A poesia foi