metodologia
Jéssica Soares dos Santos
José Nilton Soares Santos
Larissa Isabelle C. da Silva
RESUMO
A construção formada pela união do concreto simples (agregado miúdo, agregado graúdo, cimento e água) e armadura em aço, é considerada uma estrutura de concreto armado. O concreto simples e o aço em conjunto têm como objetivo ser mais resistente aos esforços que lhe serão submetidos, resistir ao ambiente em que foi projetado, ser durável, além de aumentar o tempo de vida útil da edificação. Uma estrutura de concreto armado projetada sem seguir as normas técnicas, pode apresentar com o passar do tempo, patologias que pode influenciar no seu desempenho e na perda precoce da estrutura.Este artigo foi fundamentado em revisão bibliográfica e tem como objetivo identificar as patologias que podem se agravar quando não há uma manutenção periódica, e como consequência diminui a vida útil das estruturas.
Palavras-chave: concreto; aço; resistência; patologias; normas.
INTRODUÇÃO
As edificações são produtos voltados ao mercado consumidor, devendo atender às exigências do cliente e corresponder às expectativas nelas depositadas quando adquirido o imóvel, apresentando, assim, um desempenho considerado no mínimo satisfatório.
Antigamente, as construções tinham, no máximo, quatro ou cinco pavimentos e eram compostas de estruturas simples. Foi apartir do surgimento do cimento Portland e da teoria do concreto armado que as obras começaram a se tornar mais arrojadas e ganharam altura inspirada no modelo urbano americano, buscando assim, adaptar-se, cada vez mais, às necessidades e exigências doconsumidor.
Todo o edifício tem um ciclo de vida útil, o qual pode variar dependendo de fatores como a durabilidade dos materiais empregados na construção, das condições de exposição e uso do mesmo e a existência de uma manutenção periódica. A falta de manutenção faz com que pequenas manifestações patológicas, que teriam