Relatório sobre treliças do Centro de Convenções da Bahia
Introdução
O Centro de Convenções da Bahia tem uma localização privilegiada, de frente para o mar. Seu edifício sede é composto de 4 pisos, além do térreo, num total de 57.000 m2 de área construída, sendo que a área disponível para a realização de feiras e exposições ocupa mais de 24.800 m2. O Pavilhão de Feiras e o andar térreo são reservados para a exposição de máquinas pesadas e equipamentos especiais. O segundo piso é utilizado para feiras e exposições. – O terceiro piso para exposições e congressos. O quarto piso, todo climatizado, é formado pelos auditórios, salas de comissões, salas de reuniões e 1.800m2 de áreas para exposições leves para congressos. O centro de Convenções da Bahia tem 17 auditórios de vários tamanhos. Porém, ultimamente ele vem mostrando defasagens em sua estrutura por ser um prédio muito antigo (34 anos) a reforma não pode mais ser apenas reparadora e sim total, a começar pela climatização que só está presente no quarto pavimento.
Tipologia
A estrutura é feita em concreto aparente com um sistema treliçado, o que mistura aço e concreto, o que da um ar mais rústico ao empreendimento. O concreto aparente na estrutura da um aspecto brutalista, e foi construído na década de 70 quando justamente a arquitetura brutalista estava em alta na Bahia. Por ser perto do mar o sistema em aço (treliças) possuem muitos pontos de ferrugem em sua estrutura.
Elementos componentes
O Centro de Convenções possui uma fachada em concreto armado aparente, sistema treliçado em V e vidro temperado fumê. E é basicamente isso que se vê em todo o arredor dele repetido inúmeras vezes, tanto externamente como internamente as treliças e o concreto estão marcando presença forte. Não possui sistemas em balanços. Vigas em concreto armado.
União/Ligação entre os sistemas
O sistema de nós dessas treliças são basicamente em parafusos únicos ou soldados como mostram as fotos a seguir
Defeitos
As quase 5.500 toneladas de