Concreto Aparente ou Maquiado
O acabamento final de um produto que utiliza formas (moldes) é função direta da forma utilizada.
Formas metálicas podem produzem acabamento do tipo aparente, as formas de madeira, dependendo da sua confecção também produzem excelentes acabamentos no produto. as formas de fibra de vidro, desde que bem cuidadas produzem também excelentes acabamentos.
Mas, o que é primeiramente um concreto aparente?
Conceito do Concreto Aparente:
Segundo RIVERA (2007, pg.9), em Cartilha destinada a Contratação, Execução e Recebimento de Concreto com Superfícies Aparente Conformadas, apresentada em 1976 pelo Instituto Alemão do Concreto e a Associação Federal Alemã, veio a lume a primeira definição de concreto aparente – “concreto aparente é o concreto cujas superfícies visíveis cumprem funções estéticas e apresentam uma aparência previsível”.
Mas e afinal o que é concreto maquiado? (concreto estucado)
Conceito de Concreto Maquiado:
É a aplicação de uma nata de cimento aditivado com polímeros acrílicos com o objetivo de obturação das porosidades, bolhas e furos do concreto, sendo lixado o excedente, até atingir o concreto original, forma a permitir a formação da película do verniz, quando o mesmo for aplicado.
Com o objetivo de fazer MAIS COM MENOS, em nossa "A" Fábrica, não podemos permitir uma etapa a mais no processo produtivo.Exemplo: na fabricação de um pilar de grande peso, após a sua desmoldagem levarmos esta peça para acabamento, estucar/lixar, virar ou subir com pontes/estucar/lixar tudo isto leva tempo ou seja se incorpora Hs Homem/Pç excedentes a este pilar que já foi produzido e teve defeitos. Defeitos tais como, bolhas, frisos, vazamento na forma e o concreto saiu com ninhos, textura desigual, etc.
O que leva a produzir os maiores números de defeitos são as formas (moldes) inadequados ou aquelas que são adaptadas para produzir a peça desejada, necessitando soldadores/serralheiros/caldeireiros....