Pcn de matemática
1) Quais são os principais objetivos dos Parâmetros Curriculares Nacionais para melhorar o ensino da matemática no Brasil?
Os PCN’s têm como objetivo provocar no professor o desejo de mudança em suas práticas pedagógicas de ensino, para que as aperfeiçoando possam motivar o aluno para que os resultados alcançados sejam mais satisfatórios.
2) As mudanças que os PCN’s propõem se referem somente ao ensino? A que estágios do ensino essas mudanças pretendem atingir?
Não. As mudanças propostas por esses Parâmetros visam não apenas modificar o ensino, mas também os métodos de avaliação, aprendizagem e organização de conteúdos. E não apenas os conteúdos já existentes. Busca também aprimorar a formação e capacitação do profissional da educação, formando uma nova filosofia de ensino e aprendizagem.
3) Além da escola, em que contexto o aluno tem a matemática como aliada? No que ela ajuda efetivamente na vida desse aluno?
A matemática, associada a outros conteúdos e bem ministrada, ajuda no desenvolvimento de habilidades intelectuais, na formação do pensamento, na agilização do raciocino dedutivo e na estruturação de conhecimentos em outras áreas curriculares.
4) Como se dão as conexões da matemática com as suas áreas específicas?
Com as suas próprias áreas, é interessante que os professores consigam integrar, por exemplo, geometria e álgebra, aritmética e álgebra, para que dessa maneira o ensino de torne mais eficiente e eficaz.
5) E as interconexões com as demais áreas do conhecimento?
Com um trabalho integrado com outros professores, fica mais viável elaborar um trabalho interdisciplinar mais atraente, interessante e voltado para a realidade. Além de trazer mais confiança para o profissional que o desenvolve, esse trabalho integrado dá satisfação aos que colhem os frutos que dele crescem. Encontram-se nos Temas Transversais grandes possibilidades de formação de conhecimento