Pcn de matemática
O principal objetivo do ministério da educação, ao consolidar os parâmetros Curriculares Nacionais foi em apontar as metas de qualidade que ajudem o aluno a enfrentar o mundo atual como cidadãos participativos, reflexivos e autônomos, conhecedores de seus direitos e deveres.
Foi elaborado para servir de referencial para o trabalho do educador.
Os PCN’s são abertos e flexíveis, respeitando a sua concepção pedagógica própria e a pluralidade cultural brasileira, podendo assim ser adaptado totalmente à realidade de cada região.
Ensino e aprendizagem de matemática no primeiro ciclo
As crianças que ingressam no primeiro ciclo, tendo ou não passado pela pré-escola, trazem consigo uma bagagem de noções informais sobre numeração, medida, espaço e forma, construídas no seu dia a dia. Essas noções de matemática funcionarão como elementos de referência para o professor na organização das formas de aprendizagem.
As primeiras atividades matemáticas escolares são integradas a partir do que a criança observa e vive (a mãe fazendo compras, o número das casas, soma de pontos de um jogo, o número de figurinhas que possuem) isso tudo é transformado em objeto de reflexão.
Para o professor é fundamental que antes de elaborar situações de aprendizagem, investigue qual é o domínio que cada criança possui sobre o assunto que irá explorar, quais as possibilidades e as dificuldades de cada uma para enfrentar este ou aquele desafio.
É papel da escola, ampliar o universo de conhecimentos que a criança possui, não significando que irá restringir-se a eles, porém dando condições a elas de estabelecerem vínculos entre o que conhecem e os novos conteúdos que irão construir, possibilitando assim uma aprendizagem significativa.
O professor deve intervir, socializando as estratégias pessoais de abordagem de um problema, sejam elas semelhantes ou diferentes, ensinando o aluno a compartilhar conhecimentos já que a característica marcante dos alunos neste ciclo é a