Gestao Ambiental
Na década de trinta o Brasil inicia um período de consolidação de investimentos públicos e privados. Nessa época não se falava em desenvolvimento sustentável, porém, já havia uma discussão de política ambiental voltada para preservação. Existia um movimento de políticos, jornalistas e cientistas que se organizavam para discutir políticas de proteção ambiental. No plano institucional, a área ambiental do Estado, influenciada pela Constituição de 88, transformava-se com a criação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), em 1989, que passa a ter a missão de formular, coordenar e executar a Política Nacional de Meio Ambiente. Em1992, foi criado o Ministério do Meio Ambiente, órgão de hierarquia superior que passa a ter a missão de formular a Política de Meio Ambiente no Brasil.
O que é Gestão Ambiental
A Gestão Ambiental visa ordenar as atividades humanas visando o menor impacto possível sobre o meio. Esta organização vai desde a escolha das melhores técnicas até o cumprimento da legislação e a alocação correta de recursos humanos e financeiros. Com o crescimento da valorização do meio ambiente nas empresas e empreendimentos, tanto do setor privado quanto no setor público, está cada vez maior a demanda por profissionais com conhecimento na área de meio ambiente.
Porque Gestão Ambiental
Devido a grande conscientização ambiental da sociedade fez com que o setor empresarial mudasse os padrões de produção e consumo. As empresas entenderam que, para continuarem funcionando, terão que integrar, cada vez mais, os assuntos ambientais nas estratégias comerciais e no planejamento estratégico. Hoje as empresas que fornecem mais informações sobre o seu trabalho ambiental melhoram as relações com acionistas, fornecedores e consumidores, criando uma representatividade e vantagem de
mercado. O grande motivo para a implantação desse sistema é que o meio ambiente representa ao mesmo tempo riscos e