o desenvolvimento
Uma das mais amplas teorias do desenvolvimento intelectual humano foi proposta por Jean Piaget.
Para Piaget o pensamento é a base que se concentra a aprendizagem. O pensamento é a maneira que a inteligência se manifesta. A inteligência é um fenômeno biológico, condicionado pela base neurônica do cérebro e do corpo inteiro, e sujeito ao processo de maturação do organismo. (Inteligência é a capacidade cognitiva de aprender algo). A criança não é menos inteligente do que um adolescente, mas simplesmente exibe uma visão um pouco diferente do mundo porque as estruturas cognitivas não estão desenvolvidas como as do adolescente.
Ao observar seus próprios filhos e os alunos das escolas primárias, em suas brincadeiras ou atividades provocadas e submetendo-os aos diversos testes, Piaget verificou que o desenvolvimento do pensamento e da linguagem da criança se realiza através de períodos ou fases bem definidas, sendo:
• 1º período: Sensório motor (0 a 2 anos) - É O SENTIR
Nesse período a criança conquista, através da percepção e dos movimentos, todo o universo que a cerca.
=> Até os seis meses, a criança acha que a mãe é uma extensão dela, não distingue a mãe. Podemos trabalhar com as cores, através de estímulo do meio em que vive e através de muito toque, aí ela vai se adaptando e organizando o mundo, assimilando novas experiências, no futuro acomodando seus comportamentos conforme o ambiente.
• 2º período: Pré-operatório
(2 a 7 anos) - 1ª INFÂNCIA
Nesse período o que de mais importante acontece é o aparecimento da linguagem, que ira acarretar modificações nos aspectos intelectual, afetivo e social da criança, a interação e a comunicação entre os indivíduos.
=> É a fase que a criança esta descobrindo as coisas, ela acredita que o mundo gira em torno dela. Podemos trabalhar o corpo, situações concretas, rolar, chutar, pegar.
• 3º período: Operações concretas