Cimento Portland Branco
CURITIBA
2014
SUMÁRIO
1.Introdução 2
2.cimento branco 3
3.CONCLUSÃO 5
1. Introdução
O mercado hoje exige modernidade e inovação nas grandes obras, mas para isso não basta apenas a imaginação humana, se faz necessário a disponibilidade de materiais que permitam tornar realidade aquele projeto ambicioso, moderno e inovador. Foi então com o surgimento do cimento branco, que engenheiros, arquitetos e donos de obras passaram a dispor de uma nova técnica para construção civil.
2. cimento branco
O cimento branco é um aglutinante hidráulico puro cujas propriedades físicas são equivalentes as do cimento cinza.
A brancura do cimento branco provém do calcário branco que é seu componente básico e também a partir de matérias-primas com baixos teores de óxido de ferro e manganês, em condições especiais durante a fabricação, tais como resfriamento e moagem do produto e, principalmente, utilizando o caulim no lugar da argila.
Formado da mistura do clinquer branco que é um material granulado constituído principalmente por silicatos, aluminosos e calcário com conteúdos limitados de elementos de transição como ferro, manganês, cromo, etc; que são elementos que dão cor ao cimento. O índice de brancura deve ser maior que 78%. Adequado aos projetos arquitetônicos mais ousados, o cimento branco oferece a possibilidade de escolha de cores, uma vez que pode ser associado a pigmentos coloridos.
O Cimento Portland Branco é um tipo de cimento que se diferencia dos demais pela sua coloração e pode ser utilizado nas mesmas aplicações do cimento cinza.
Basicamente o cimento branco se divide em dois principais tipos:
Cimento Branco Estrutural
Cimento Branco Estrutural Não Estrutural
O estrutural é aplicado em concretos brancos para fins arquitetônicos, com classes de resistência 25, 32 e 40, similares às dos demais tipos de cimento. Já o não estrutural não tem