modelos de administração
Carla Rossi trabalha de acordo com o método Cartesiano, criado por René Descartes no século XVII. Esse método de trabalho consiste no princípio da dúvida sistemática, que promove tudo como falso, até que se prove verdadeiro. Duvida-se de cada ideia que possa ser duvidada.
Com base na ciência matemática, que fascinava Descartes pelo rigor do raciocínio e evidências que ela proporcionava, ele elabora então este método, que era composto de quatro regras: a regra da evidência, da análise, da síntese e a da enumeração.
O objetivo era não deixar nada omisso, ou passar sem ser percebido:
1 Verificar: Se existem evidências reais sobre o que será estudado; Consiste em nunca aceitar algo como verdadeiro sem conhecê-lo evidentemente como tal. -“Só devo acolher como verdadeiro aquilo que é me apresentado de forma tão clara que eu não tenha como duvidar”.
2 Analisar: Decompor ao máximo as dificuldades e estudar as coisas mais simples que aparecem. -“Em presença de dificuldades no conhecimento, devemos dividi-las em parcelas, quantas forem necessárias para se chegar a partes claras e assim solucionar o problema”.
3 Sintetizar: Agrupar novamente as unidades estudadas, admitindo uma ordem entre eles, mesmo que não apresentam nenhuma ligação natural entre si. -“Devo conduzir meus pensamentos por ordem, começando pelos mais simples até chegar aos mais complexos”.
4 Enumerar: A fim de manter a ordem do pensamento, fazer enumerações completas e revisões tão gerais, que levará a certeza de nada ter se omitido. -“Fazer as revisões, tantas quantas forem necessárias, para ter certeza de que todos os elementos foram