Modelos de Administração
É uma técnica que visa acompanhar processos de organizações concorrentes ou não que sejam reconhecidas como melhores praticas administrativas. É um processo de pesquisa, continuo e sistêmico, para avaliar produtos e serviços e métodos de trabalho, com o propósito de melhoramento organizacional e superioridade competitiva. Tipos: Competitiva: Alvo os concorrentes; Interno: Melhorar pratica na organização; Funcional: Baseado numa função especifica que pode ou não existir na própria organização e serve como troca de informações; Genérico: Baseado num processo que atravessa várias funções das organizações.
Learning Organization
Conceito que descreve com uma organização em constante aprendizagem e que se desenvolve a medida que os seus colaboradores se desenvolvem ganhando conhecimento. Peter Senge definiu cinco disciplinas que caracterizam uma organização em aprendizagem: Raciocínio Sistêmico – Integração dinâmica entre todas as partes; Domínio Pessoal – Objetivos, energia e paciência; Modelos Mentais – Examiná-lo de forma meticulosa; Objetivo Comum – Um sentido de missão; Aprendizado em Grupo – A unidade fundamental é o grupo e não o individuo.
Empowerment
É um conceito de Administração de Empresa que significa “descentralização de poderes”, ou seja, sugere uma maior participação dos trabalhadores nas atitudes da empresa ao lhe ser dada maior autonomia de decisão e responsabilidade. As quatro bases principais: Poder – dar poder, delegando autoridade em todos os níveis da organização; Motivação – Reconhecer o bom desempenho, recompensa dos resultados; Desenvolvimento – Dar recursos em termos de capacitação e desenvolvimento pessoal e profissional; Liderança – Orientar, definir objetivos e metas, abrir novos horizontes, avaliar o desempenho e proporcionar retroação.
Vantagem Competitiva
É um conjunto de características que permitem a uma empresa diferenciar-se, por entregar mais valor aos clientes, em comparação aos seus