Jar-Test e Tratamento de Água
Relatório de AFQAE
Tratamento de Água/Jar-Test
Nome:
Meio Ambiente –
Santo André, Abril de 2013
Tratamento de Água/Jar-test
Objetivo: O processo de tratamento de água conhecido como Jar-Test nos permite alcançar um determinado ponto de floculação que nos auxilia no processo de purificação da água e é bastante utilizado nas estações de tratamento. Neste procedimento também é possível aferir o PH da floculação.
Materiais Utilizados:
Tudo de Ensaio
Pipeta
Base
Coagulante
Água
Medidor de PH
Reagentes:
Cloreto de Ferro
Bicarbonato de Sódio
Sulfato de Alumínio
Hidróxido de Cálcio
Como foi feito:
Ao pipetar 10ml de água, transferimos para o tubo de ensaio e no mesmo recipiente adicionamos o coagulante e a base. Após isso, é importante chacoalhar bem para que a mistura fique uniforme e comece a flocular e decantar logo em seguida. Geralmente não demora muito para se notar resultados.
Após a floculação, é possível medir o PH da água com um pequeno material denominado “Medidor de PH”, que tem forma de “fitinhas” e vêm acompanhado de uma tabela, ambos são coloridos. A baixa ou alta acidez da água altera a cor do material conforme o resultado apontado.
Pesquisas Adicionais
Sobre o Jar-Test:
“As dosagens dos coagulantes variam com o pH, turbidez, alcalinidade, temperatura da água, impurezas em suspensão e em dissolução.
As fases do ensaio do teste dos jarros correspondem na prática às três etapas do processo: dispersão rápida do coagulante (coagulação), floculação e decantação. A quantidade exata de coagulante a ser determinada e o pH ótimo para que ocorra esta sedimentação será determinada pela adição de quantidades crescentes do coagulante num pH predeterminado.
A coagulação descreve o efeito produzido pela adição de um produto químico a uma dispersão coloidal. A adição do coagulante apropriado faz com que as partículas aglomerem através do estabelecimento de contato entre