Modelos de Administraçao
Administração pode ser entendida como: o processo de trabalhar com pessoas e recursos visando à realização de objetivos organizacionais.
Organização é um sistema administrado, projetado e operado para atingir determinados objetivos.
As funções da administração resumem, de certa forma, as capacidades e habilidades esperadas dos administradores.
Planejar: especificar objetivos e decidir ações para alcançá-los. (Ex. Gol – CIA - Tarifas mais baratas)
Organizar: coordenar recursos humanos, financeiros, informacionais, físicos, logísticos, entre outros, para o alcance de metas e objetivos.
Dirigir ou liderar: dar direção, estimular, motivar e mobilizar pessoas para alcançarem melhor desempenho. O exercício da liderança ou direção pode ser percebido em vários níveis organizacionais. Nem todo chefe e líder. Liderança não corresponde a autoridade burocrática. Liderança é um reconhecimento espontâneo de um conhecimento superior ou estilo gerencial admirável, resultando em autoridade legitimada. (Ex: Perdigão)
Controlar: monitorar o processo e fazer ajustes sempre que necessário.
Níveis decisórios:
Nível estratégico: envolve a alta hierarquia e questões de longo prazo, ênfase em sobrevivência e crescimento.
Nível tático: traduz os objetivos gerais dos administradores estratégicos em objetivos e/ou atividades mais especificas.
Nível operacional: são os que supervisionam as atividades operacionais e estão diretamente envolvidos com pessoal não administrativo.
Modelos de Administração (Unidade 2) (10/2/14)
Introdução à Administração Científica e à Teoria Clássica
Evolução do pensamento administrativo.
Embora todos os livros de história do pensamento administrativo ressaltem que a Administração tem início com a Administração Cientifica, ou seja, com os estudos de tempos e movimentos de Frederick Winston Taylor, a humanidade não se desenvolveu em um “vácuo