aghata
Agatha Mary Clarissa Christie (nascida Miller, Inglaterra nasceu 15 de setembro de 1890) mundialmente conhecida como Agatha Christie, foi uma romancista policial britânica, autora de mais de oitenta livros. Os Seus livros são dos mais traduzidos de todo o planeta, superados apenas pela Bíblia e pelas obras de Shakespeare, com mais de 4 bilhões de cópias vendidas em diversas línguas.[2]
Conhecida como "Duquesa da Morte" e "Rainha do Crime", escreveu famosos livros como: O Adversário Secreto, O Homem do Fato Castanho, O Mistério do Comboio Azul, o caso dos 10 negrinhos e entre outros.
Em 1971, Agatha e O último livro protagonizado por Curtain (escrito nos anos 40), foi publicado em Dezembro de 1975, porque Agatha já não se sentia disposta a escrever. A autora veio a falecer a 12 de Janeiro de 1976 devido a uma pneumonia.
2. Introdução ao conteúdo do livro “O Caso dos 10 Negrinhos”
Neste livro, a ação desenrola-se numa ilha deserta situada na costa de Devon, sendo que esta mesma é narrada totalmente na terceira pessoa e descreve a vivência de dez estranhos (entre si) que foram todos atraídos para uma ilha por um misterioso homem: U. N. Owen.
No primeiro capítulo do livro (dividido em oito partes) é relatada a viagem de oito dos dez estranhos que são eles: Juiz Wargrave; Vera Clarytone contratada para secretária; Philip Lombard, polícia sem escrúpulos; Emily Brent, solteirona conservadora; General Macarthur, um curioso; Dr. Armstrong um médico brilhante; Tony Marston, galante vaidoso e Blore. Que se encontram todos em simultâneo a caminho da ilha. Nesta primeira fase conhecem-se todos os motivos que os oito estranhos têm para se dirigir à ilha, se bem que nenhum deles conhece o anfitrião, já que os convites são na sua maioria, ou de ofertas de trabalho e/ ou ocupação, ou uma carta do género: “conheço um amigo do seu amigo que me disse…”. Independentemente do convite no seu tom dúbio, na data combinada oito