Tato
O tato é um dos cinco sentidos clássicos propostos por Aristóteles. O órgão responsável por esse sentido é o maior órgão do corpo humano: a pele. Os mecanismos responsáveis pelo tato estão na segunda camada da pele, a derme. O tato é o primeiro sentido a se desenvolver no embrião humano.
A cinestesia está associada a um senso espacial corporal interno e externo, sendo a dimensão externa associada ao conceito denominado peri-espaço, que seria o espaço não corporal logo em torno do corpo e que faz parte de um sistema de esquema corporal ligado à sensação de movimentos. O senso interno estaria associado à interação entre canais sensoriais básicos no corpo para a sensação de movimento. Ambos, sensos interno e externo, indicam uma integração primária com o sistema sensorial vestibular, localizado no ouvido interno. A cinestesia designa a experiência vivida da postura corporal, isto é, a orientação dos órgãos motores da percepção em movimento, incluindo os atos usados para simular esses movimentos na consciência. As dinâmicas cinestésicas remetem aos impulsos instintuais nos bebês, nos fenômenos da orientação da visão e na projeção das mãos em direção a um objeto de interesse.
O sistema somatossensorial ou sensorial somático é a condição que permite ao ser vivo experimentar sensações nas partes distintas do corpo humano. É muito importante para a vida do ser humano pois ele o ajuda na percepção dos objetos que podemos tocar, por exemplo: se sentirmos com um toque o espinho nós saberemos que ele é