Sistematização de dados
“Sistematização dos dados coletados
Considerando-se as ponderações encontradas na literatura que foi revisada, bem como a identificação das abordagens adotadas pelas universidades em relação ao plágio, propõe-se o agrupamento das informações obtidas nas seguintes categorias:
Medidas institucionais: 1. Hotsite institucional com conteúdo exclusivo sobre plágio; 2. Política Institucional sobre o plágio; 3. Disponibilização de guias, manuais e/ou documentos oficiais sobre o assunto; 4. Comissão de Integridade Acadêmica, Comitê Disciplinar, Sindicância etc.
Medidas preventivas: 1. Orientação: Ações de esclarecimentos da comunidade educativa (Definição e/ou caracterização do plágio; documentos de professores, conferências, workshops, formulários de declaração da idoneidade do trabalho, indicação de links para aprofundamento sobre o assunto; etc.); 2. Capacitação: Ações de instrumentalização, tais como cursos, atividades, exercícios, abordagem disciplinar, elaboração de manuais de escrita acadêmica, tópico de disciplina ou orientações para a elaboração de trabalhos acadêmicos; 3. Formação: Apelo a princípios e valores, ações voltadas para a importância do compromisso e desenvolvimento de princípios éticos, como a preservação da reputação do aluno.
Medidas diagnósticas: 1. Disponibilização e/ou utilização de softwares de detecção do plágio.
Medidas corretivas: 1. Descrição do plágio nos códices institucionais (Código de Honra; Código de Ética etc.); 2. Penalização (advertência, suspensão, expulsão etc.).
Organizadas essas informações em um quadro sinótico, temos a representação de todas as medidas encontradas na home page da Universidade Federal da Bahia, conforme a seguinte distribuição: ”
MEDIDAS
MEDIDAS INSTITUCIONAIS
MEDIDAS PREVENTIVAS
MEDIDAS DIAGNÓSTICAS
MEDIDAS CORRETIVAS
1
2
3
4
1
2
3
1
1