resenha de sobral - Um Homem Honesto
CURSO LIVRE SUPERIOR DE FILOSOFIA E TEOLOGIA ESPIRITA
FILOSOFIA
Documentário
Sobral – O homem que não tinha preço
Resenha do filme apresentado no dia 10 de abril de 2015
ALEXANDRE GONÇALVES FEU
Professora Titular: Ana Maria Marriel
Professor estagiário: Walter
:
CONTAGEM, 10 DE ABRIL DE 2015
O filme SOBRAL, HOMEM QUE NÃO TINHA PREÇO é um documentário que trata da vida de Heráclito Fontoura Sobral Pinto.
Nascido na cidade de Barbacena em 5 de novembro de 1893 e falecido em 30 de novembro de 1991 na cidade do Rio de Janeiro, Sobral foi um jurista brasileiro, destacando-se como defensor dos direitos humanos, principalmente durante o regime da ditadura do Estado Novo e a ditadura militar instaurada em 1964.
Formou-se em Direito pela Faculdade Nacional de Direito, atual Universidade Federal do Rio de Janeiro. Iniciou sua carreira profissional no campo do Direito Privado, mas acabou por se destacar defensor dos direitos humanos principalmente dos perseguidos políticos durante o regime militar, alem de ser um brilhante criminalista.
Entre seus grandes casos de destaques, tem o de Luís Carlos Prestes, que mesmo com ideais diferentes, o notório defensor, não se rogou no direito humano que era por assim dizer, completamente esquecido nesses casos, já que Prestes era defensor do comunismo. Alem de Prestes, outro grande caso de repercussão nacional e internacional, foi o do alemão Harry Berger, que preso e torturado pelo mesmo motivo de Prestes, o chamado levante comunista de 1935, Sobral após inúmeros pedidos de habeas corpus negado, viu no artigo 14 da Lei de Proteção aos Animais, a única alternativa de defendê-lo, que foi nesse caso aceita pelos juízes do período pelo inusitado pedido. No fim da carreira, recusou convite do presidente Juscelino Kubitschek para assumir um posto de ministro do Supremo Tribunal Federal, para que não supusessem que sua defesa da posse do presidente fosse movida por