uso da madeira na construção civil
Precisão – a produção de grande parte dos principais elementos de construção (paredes, tectos e telhado) é realizada no departamento de produção de acordo com o projecto preciso e, com controlo de qualidade.
Isolamento (aquecimento) – isolamento uniforme dos painéis fornece poupança no aquecimento da casa.
Velocidade – fabricação de fábrica permite produzir painéis e em simultâneo podem estar as ser feitos os trabalhos da fundação, acelerando a construção e suavizando o efeito da inflação sobre os custos da construção.
Construção em qualquer estação do ano – fabricação em fábrica reduz a influência das diferentes condições climáticas, proporcionando a oportunidade de realizar obras de construção, mesmo durante o inverno.
Para além dessas razões, é preciso também ter em conta outros factores, como é o caso da eficiência em termos de custos, por exemplo. O uso de madeira na construção de casas e, em especial da sua aplicação na estrutura e fundação da casa, mantém-se ainda popular entre os métodos de construção.
Uma estrutura em madeira ainda é uma das formas mais económicas de construção de uma casa, porque pode ser facilmente modificada e ajustada para alterações conforme o processo de construção vai decorrendo.
Outro benefício do uso de madeira na construção de casas é o factor longevidade. Uma boa casa de madeira, fruto de um sólido projeto, construída com materiais de qualidade e com os devidos cuidados de manutenção e conservação pode durar muitos anos, até mesmo séculos. As técnicas modernas permitem proteger e manter a madeira de forma muito eficiente. Hoje em dia existem muitos produtos que permitem preservar a madeira dos insectos, fungos, raios UV, humidade, etc.
A durabilidade de uma casa de madeira não deverá, por isso, constituir preocupação para o seu comprador, uma vez que a mesma poderá oferecer uma resistência aos testes do