Práticas
Ana Cristina Barbosa
Carlos Vinnícius da Silva Freitas
Rafaela Domingos Pereira
Professor: Luiz Otávio
Química Geral Experimental
Belo Horizonte, 2010
Introdução:
Existe um ramo na ciência que estuda a velocidade das reações químicas e os fatores que a influenciam, e essa é chamada Cinética Química.
Uma reação química é um rearranjo de átomos provocado pelas colisões (choques) entre as partículas dos reagentes. Para que ocorra uma reação química duas condições são necessárias: haver afinidade química entre as substâncias e haver colisões eficazes entre as moléculas dos reagentes que levem a quebra de suas ligações para formação de novas.
A velocidade de uma reação é a rapidez com que os reagentes são consumidos ou rapidez com que os produtos são formados. Essas velocidades são determinadas através de leis, chamadas leis da velocidade, deduzidas a partir do efeito da concentração dos reagentes e produtos na velocidade da reação.
As reações químicas ocorrem com velocidades diferentes e estas podem ser alteradas, porque além da concentração de reagentes e produtos, as velocidades das reações dependem também de outros tais fatores como: concentração dos reagentes, superfície de contato, temperatura e presença/ausência de catalisadores.
Objetivo
Verificar os efeitos da concentração, temperatura e efeito de catalisadores na velocidade das reações.
Parte Experimental
Todos os procedimentos e materiais utilizados foram realizados conforme consta na apostila “Práticas de Química Geral” do 2º semestre de 2010, páginas 30 - 35. Foi feita uma única alteração no método descrito na página 34, no “Efeito do Catalisador sobre a reação...”, segue abaixo a mudança que foi feita:
Foram adicionadas 6 gotas de NaHPO4 ao invés de 2 gotas.
Resultado e discussão
Efeito da Concentração na reação:
2IO3-(aq) + 5HSO3-(aq) + 2H+