Uso da madeira na construcao civil
Provavelmente, a madeira é o material mais antigo dada a sua disponibilidade e fácil capacidade de manuseio comparando a outros materiais utilizados actualmente.
Para este projecto, que servirá como uma das bases para realizar a monografia que tem como tema “ O uso da Madeira na Indústria da Construção em Moçambique”. Projecto este que tem como problema, porque é que não existem edifícios de até três andares em estruturas de madeiras em Moçambique?
Muitas vezes podemos ouvir expressões como esta “Casa de Madeira não tem resistência”, isto deve-se ao facto, em primeiro de que a população moçambicana não tem a cultura de fazer edificações em estruturas de Madeira, e segundo porque não tem muitos estudos aprofundados de projectos completos de estruturas de madeira.
Normalmente num edifício tradicional de betão armado encontramos a madeira na cobertura, nas caixilharias, nos escoramentos e cofragens, partes estas que não são consideradas estruturais num edifício. Muita das vezes gasta-se muita madeira para esses fins, que se formos a considerar um edifício em estruturas de madeira, ao usarmos aquela quantidade de madeira considerada em edifícios em estruturas de betão armado poderíamos ter grande parte do material que precisaríamos para toda edificação.
Como uma das justificativas para este trabalho, que o autor pensa que é a mais importante para a escolha deste tema é a seguinte, se realmente o se chegar a conclusão que uma casa em estruturas de madeira é realmente mais barata que uma casa em estruturas tradicionais, este estudo poderá ajudar na escolha da população Moçambicana no que diz respeito a sua habitação.
Este projecto tem como objectivo principal “Mostrar, se um edifício de estruturas de Betão Armado pode ser ou não substituído por um edifício de estruturas de madeira”, isso por causa da sua viabilidade, isto é, deve ter boa resistência, boa durabilidade, menor tempo de execução e o mais importante deve ser mais barato.
Também tem como