Articulacoes do membro inferios
1- A articulação da cintura pélvica – é formada pelas articulações:a) a articulação sacro-ilíaca
Ocorre entre o sacro e o íleo; é uma articulação sinovial do tipo plana (só ocorredeslizamento).
Essa articulação é reforçada pelos ligamentos: sacroilíaco interósseo,sacroilíaco anterior e posterior, sacrotuberal, iliolombar e sacroespinhal(ou sacroespinal).
b) a sínfise púbica
Ocorre entre os ramos superiores do osso do púbis direito e esquerdo; é uma articulação cartilaginosa do tipo sínfise (só ocorre deslizamento).
Essa articulação é reforçada pelos ligamentos: interpúbico superior earqueado (ou inferior).
2- A articulação do quadril
Ocorre entre a cabeça do fêmur e o acetábulo do osso do quadril; é uma articulação sinovial do tipo esferóide (flexão/extensão; adução/abdução; rotação interna/externa e circundução).
A cápsula fibrosa é forte e densa, possuindo quatro ligamentos intrínsecos, querecebem nomes de acordo com a região do osso do quadril que se fixam ao fêmur,são os ligamentos: iliofemoral (previne a extensão excessiva do quadril no ato dese levantar), pubofemoral (é estirado durante a extensão do quadril e torna-setenso durante a abdução), isquiofemoral (tende a trancar a cabeça do fêmurmedialmente no acetábulo, durante a extensão da coxa, evitando assim ahiperextensão do quadril) e o ligamento da cabeça do fêmur
(é um ligamentointracapsular, é estirado quando a coxa fletida é aduzida ou rodada lateralmente).
3- A articulação do joelho
Nessa articulação os ossos envolvidos são o fêmur, a tíbia e a patela, logo ocorre ocontato entre os côndilos curvos do fêmur, os côndilos achatados da tíbia e asfacetas da patela. É uma articulação sinovial do tipo gínglimo (faz flexão/extensão).
A cápsula articular fibrosa do joelho é forte. Os ligamentos contínuos com acápsula fibrosa são denominados ligamentos extrínsecos da articulação do joelho,são eles: o ligamento da patela
(é a continuação do tendão