A madeira
1 de 5
Você Sabia ???
http://www.madsaopaulo.com.br/impvocesabia.php?cat=19
Imprimir
22/8/2010 18:46
VOCÊ SABIA ??? - MADEIREIRA SÃO PAULO
2 de 5
Data : 17/11/2004
Você Sabia ???: Padronização é Marketing para Madeira
Resposta : Definições precisas de termos e de dimensões e qualidade são reconhecidas como uma das exigências básicas para racional do comércio de madeiras.
http://www.madsaopaulo.com.br/impvocesabia.php?cat=19
Serrada especificações de internacionalmente o desenvolvimento
No Brasil, a classificação de madeira serrada foi praticada em larga escala somente com o pinho-do-paraná, destinado aos mercados domésticos e internacionais.
Atualmente, a despeito da existência de normas para pinus e para madeiras de folhosas (angiospermas-dicotiledôneas), registradas na ABNT, a classificação só é praticada na madeira destinada à exportação para os países desenvolvidos. No mercado nacional a madeira é vendida de forma não selecionada, a chamada “bica corrida”, ou então, segundo classificações genéricas como “primeira”, “extra” e outros, que freqüentemente são motivos de discordância entre compradores e vendedores.
A ausência de padronização é uma das queixas freqüentes do setor de construção civil, por exemplo. Portanto é necessário tomar medidas efetivas para resolução desse problema.
Dentre estas, apontam-se: a revisão das normas e especificações disponíveis, sob a perspectiva do desempenho do material/produto no uso pretendido, divulgação das normas junto aos setores de produção, comércio e utilização de madeira serrada e treinamento de classificadores e de inspetores. Depois de escolhida a madeira para um certo uso, recomenda-se especificá-la por seu nome popular ou comercial associado ao nome científico. Tal procedimento evitará as freqüentes confusões que existem no comércio devido à variabilidade dos nomes populares.
Na inspeção de recebimento a