Teoria geral de sistemas
# Nunca confundir mesma regra de acentuação com proparoxítonas, paroxítonas e oxítonas, pois com exceção da primeira, todas têm inúmeras regras ;
# A palavra obstante vem precedido Não;
# O Verbo fazer verbo é transitivo direto e admite o objeto direto preposicionado ou não. Ex.: Isso faz com que o aluno perca o interesse.
# A preposição “desde” não admite preposição “a”, cuidado com a crase.
# Somente os verbos oxítonos terminados em “a”, “e” e “o”, seguidos do pronome “lo, la, los, las” possuem acento.
# As paroxítonas terminadas em “il” normalmente fazem o plural com a supressão de “il” e inserção de “eis”: têxteis, pênseis (=suspenso, pendurado).
# Saber diferenciar a regra das proparoxítonas, paroxítonas terminadas em ditongo oral e hiato, pois são essas que basicamente caem.
Aula 01 Relações de coordenação e subordinação entre termos e orações. Emprego dos sinais de pontuação.)
# O valor semântico é o sentido que o vocábulo terá no contexto da frase. A base de seu estudo são os sentidos das conjunções coordenativas, subordinativas adverbiais, preposições, além dos substantivos, adjetivos, advérbios.
# A morfologia é tudo que norteia o vocábulo em si: a fonologia (som da palavra), a estrutura da palavra, a ortografia, a acentuação gráfica e as classes de palavras. Estas classes são os nomes dos vocábulos dentro de uma frase.
# Uma classe gramatical pode desempenhar várias funções sintáticas, dependendo do contexto em que é inserida. Um substantivo, por exemplo, pode desempenhar as funções de sujeito, objeto direto, objeto indireto, complemento nominal, predicativo, vocativo, aposto, agente da passiva. Já um adjetivo pode, além das funções de predicativo e aposto, desempenhar a de adjunto adnominal. O advérbio ocupa unicamente a função de adjunto adverbial. Das classes gramaticais, as que não possuem funções sintáticas são o verbo, a conjunção, a preposição e a interjeição.
# a