Teoria geral de sistemas
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS E ATUARIAIS
SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS E CONTÁBEIS
- TEORIA GERAL DOS SISTEMAS –
RECIFE
2012.2
1. INTRODUÇÃO
A Teoria Geral dos Sistemas (TGS) estuda as interligações e funcionamentos dos diversos sistemas existentes. É uma teoria que pode ser aplicada a qualquer área do conhecimento, pois estuda os princípios comuns das ciências. Mostra as relações que podem ocorrer dentro do sistema e com o meio externo ou meio ambiente. A TGS é uma importante ferramenta para que seja possível uma melhor organização e visualização dos fatos que podem influenciar o sistema no decorrer do tempo e adequá-lo as novas conjunturas.
2. DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA
2.1 A Teoria Geral dos Sistemas
A TGS teve o seu início na primeira metade do século XX com o biólogo alemão Ludwig Von Bertalanffy. A ideia principal da teoria era a unificação, integração no estudo das ciências. Os sistemas começaram a serem vistos como um ser vivo, que efetuam trocas constantes de informações entre o meio interno e externo.
Um sistema pode ser conceituado como um conjunto de partes que interagem entre si e são interdependentes tendo um determinado objetivo a ser alcançado. Tomando como exemplo, o sistema Humano é composto por diversas partes, denominadas subsistemas, que funcionam em conjunto para alcançar o objetivo principal que é a manutenção da vida. Quando um dos subsistemas para de funcionar adequadamente pode ocorrer a falência do todo.
Alguns conceitos são fundamentais na teoria, assim como todos os seres vivos, todos os sistemas tem o risco de sofrer deterioração. Esse fato é conhecido como Entropia. Contrariamente a ação da deterioração, os sistemas tem a capacidade de mudar-se, adaptar-se ao novo momento ou situação para continuar existindo, tem-se a Entropia negativa ou Sintropia. O equilíbrio existente no sistema é conhecido como Homeostase, há um