Teoria geral de sistemas
Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação
Universidade Luterana do Brasil – ULBRA
São Jerônimo – RS – Brasil
Resumo: O objetivo deste trabalho é conhecermos um pouco sobre a Teoria Geral de Sistemas, saber como ela surgiu, quais suas características e também conhecer os tipos de sistemas.
1 Introdução
Neste trabalho apresentarei uma breve amostra do que é Teoria Geral de Sistemas e suas principais características. Citarei os tipos de sistemas existentes, e a abordagem sistêmica.
Teoria Geral de Sistemas
A Teoria Geral de Sistemas surgiu há muitos anos, quando as pessoas descobriram que há características comuns nas diversas áreas do conhecimento, e regras que podem ser implementadas igualmente em todas as áreas. Então descobriu-se que coisas diferentes, se analisadas de uma maneira geral, tem a mesma essência (ou seja as coisas possuem características e leis que independem da área em que se encontram), tudo pode ser considerado como um conjunto de elementos inter-relacionados com um objetivo comum, e isto foi definido como Sistema.
Exemplos de sistemas:
Árvore, corpo humano, computador, uma empresa.
2 Características dos Sistemas
Todo sistema possui quatro características fundamentais: a) elementos b) integração c) finalidade ou objetivo comum d) meio-ambiente
Como exemplo, podemos analisar uma árvore: ela possui elementos (as folhas, raiz, galhos) que estão integrados. Ela faz parte e recebe influencia do meio-ambiente (o ar e a água que precisa para sua sobrevivência), e o objetivo comum é a fotossíntese. Para determinar o que está fora ou dentro do sistema deve-se verificar se o sistema pode controlar esse elemento. Se puder, trata-se de um elemento do sistema, se não puder, trata-se de um elemento do meio-ambiente.
3 Tipos de Sistemas
Há diversas classificações para sistemas. Eis algumas:
a)