Sistema financeiro nacional
Professor: Antonio Jorge da Rosa
Acadêmica: Tathielle Stange
Ciências Contábeis – 8º semestre
Perícia Contábil
Lages, 2012.
Introdução
O objetivo desse estudo é mostrar que a perícia contábil que antes era pouco comentada, esta cada vez mais crescendo e atraindo os profissionais dessa área. Essa profissão necessita de grande aprimoramento dos conhecimentos e muita responsabilidade, pois, o seu exercício compromete decisões judiciais ou extrajudiciais, devendo sempre estar se atualizando perante a legislação para se evitar falhas inadmissíveis.
1. CONCEITO
Atualmente muito se tem discutido a respeito de achar o correto conceito de perícia contábil, a melhor aceita pelos estudiosos é “Perícia Contábil é o meio de prova capaz de transmitir ou trazer atestados de materialidade que requerem conhecimento científico e habilidade técnica no campo da ciência contábil.” Esta é uma das melhores definições de perícia contábil e podemos observar que ela leva em conta até mesmo o seu objetivo.
2. TIPOS DE PERÍCIA
Muitos são os casos de ações judiciais para os quais se requer a Perícia Contábil. Como força de prova, alicerçada em outros elementos que provam, como a escrita contábil, os documentos, entre outros, a perícia é específica. São elas às vezes decisivas nos Julgamentos. Onde se envolvem fatos patrimoniais de pessoas, empresas, instituições, portanto, onde esteja a dúvida, aparece a perícia como auxiliar. Logo grande é o campo de ação do Perito Contábil.
* Pericia Judicial * Pericia contábil judicial * Pericia semijudicial * Pericia extrajudicial * Pericia arbitral
3. OBJETIVO DA PERÍCIA CONTÁBIL
A Perícia tem como objetivo fundamentar as informações demandadas, mostrando a veracidade dos fatos de forma imparcial e merecedora de fé, tornando-se meios de prova para o juiz de direito resolver as questões propostas. São objetivos específicos da Perícia Contábil :
*