SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL
SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL
Trabalho apresentado para obtenção de crédito parcial na disciplina de Mercado financeiro e de capitais, ministrada pelo professor Ricardo André Hornburg, no curso de ciências contábeis da Faculdade Avantis.
DATA
2015
1 INTRODUÇÃO Este trabalho tem como objetivo aprimorar os conhecimentos sobre a estrutura e o funcionamento do Sistema Financeiro Nacional, apresentando em um primeiro momento a estrutura do sistema financeiro nacional e posteriormente conceituando cada item dentro do sistema. Para tanto será utilizado como base o capítulo 1 da apostila Mercado financeiros e de capitais, fornecida pelo Professor Ricardo André Hornburg, além de referências bibliográficas. Desta forma procura-se entender como funciona o sistema financeiro nacional e sua importância.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 Sistema Financeiro Nacional
O Sistema Financeiro Nacional pode ser entendido como um conjunto de instituições e instrumentos financeiros que visa transferir recursos de agentes econômicos (pessoas, empresas, governo) superavitários para os deficitários e por meio desse processo de distribuição de recursos do mercado financeiro que se evidencia a função econômica e social do SFN (ASSAF NETO, 2010).
Na economia existem agentes que possuem interesses e necessidades opostas, mas que se complementam. Para que os interesses de ambas as partes sejam atendidos, os agentes deficitários precisam encontrar com os agentes superavitários; então, surge o agente intermediário que faz uma ponte entre os agentes tomadores e poupadores. Tal processo consiste em conciliar interesses de ambos (OLIVEIRA e PACHECO, 2011).
Conforme Oliveira e Pacheco (2011), as principais funções dos agentes intermediários são: a intermediação financeira, que garante maior agilidade e rapidez ao processo, ao permitir tanto que o agente superavitário invista seu recurso quanto que o agente deficitário tome recursos a qualquer tempo, sem a