Teoria Geral de Sistemas
ATPS – TEORIA GERAL DE SISTEMAS
Relatório 1 – Conceitos Iniciais
Dados, é o produto de manipulação de uma empresa, que geram controles, relatórios, visões para tomada de decisões.
Informação é o resultado do processamento, manipulação e organização dos dados, de maneira que gere a modificação e agrupamento destes dados para geração de informação precisa para quem a manipula.
Sistema, é o conjunto de partes integrantes e dependentes que, conjuntamente formam um todo unitário com determinado objetivo e efetuam determinada função.
Sistema de Informação, é a expressão usada para descrever um sistema, seja ele automatizado ou manual, que abrangem pessoas, máquinas e/ou métodos organizados para coletar, processar, transmitir, manipular e disseminar dados que representam informações para o usuário ou cliente, ou até mesmo um sistema.
1. Quais os dados que devem ser processados para a geração de informações na empresa? São eles, dados de clientes, de produtos, fornecedores, dados de produção, como tempo, esforço, material empreendido, dados de vendas, vendedores, funcionários, etc.
2. Quais informações são geradas depois de processados os dados?
O processo de transformação de dados resulta em informações úteis, as quais podem ser observadas nos relatórios. Escreve que os relatórios advindos do sistema de informação gerencial incluem relatórios programados, relatório indicador de pontos críticos, relatórios sob solicitação e relatórios de exceção.
3. Como estas informações devem ser tratadas para que sirvam de base para a implantação de um Sistema de Informação nesta empresa?
Devem ser tratadas de início como um "aditivo" ao processo interno da empresa, visando aumentar a agilidade e comunicação dos setores. Ou seja, desmembrar as responsabilidades em mais funcionários e não apenas no gerente.
Com o detalhamento dessas funções, fica mais fácil para o