resenha
Baseado em uma vasta pesquisa e séries de entrevistas com políticos, economistas e jornalistas, o documentário revela as corrosivas relações de governantes, agentes reguladores e a Academia. “Inside Job” expõe também uma teia de mentiras e condutas criminosas que prejudicaram seriamente a vida de milhões de pessoas, principalmente por conta de cobiça, cinismo e mentiras.
A revolta é clara: a principal economia do mundo mergulhou em uma forte crise, levando consigo diversas nações.
O filme começa demonstrando como um país economicamente estável, com uma população livre de muitos problemas tornou-se um país com grandes índices de desemprego após uma avalanche em medidas financeiras desregradas. Esse país é a Islândia e o início de tudo isso: desregulamentação.
Apresenta a crise econômica financeira mundial que estourou nos Estados Unidos em 2008, mostrando desde o início, nos anos 80, como a desregulamentação aplicada no governo Reagan, pôde causar uma catastrófica crise econômica décadas depois. Antes da citada medida os bancos eram impedidos de especular com o dinheiro dos depositantes, então os bancos de investimentos eram sociedade privadas em que o dinheiro que neles rodavam era dos próprios sócios, após a medida de desregulamentação os bancários puderam fazer séries de acordos entre si, que permitindo-lhes dominar o mercado financeiro e diminuir a concorrência. O fato é que, os bancos passaram a liberar inúmeros empréstimos, hipotecas de casas e investimentos na crescente tecnologia e passaram a investir com um capital que ainda não havia entrado nos cofres, confiando no pagamento total desses investimentos. Percebendo, com o passar dos anos, que o mercado imobiliário iria cair, devido a esses inúmeros recursos concedidos, os mesmos bancos que liberavam as hipotecas, tidos como