HOMOFOBIA NA ESCOLA
2012
Arapiraca-al
2012
SEVERINA DA SILVA FERRO
ARAPIRACA/AL
2012
Introdução
Esse trabalho apresentará a problemática da homofobia no espaço escolar. Nela será apresentada a proposta de uma campanha com o objetivo de mobilizar a comunidade escolar, oferecendo atribuições entre seus membros e parcerias com órgãos competentes como : Secretaria de Educação e Assistência Social, CREAS, Conselho Tutelar e representantes do Ministério Público.
Nossa proposta é trabalhar de forma interdisciplinar contemplando de forma especial as disciplinas estudadas durante o semestre, buscando cumprir de forma eficaz a proposta da campanha sobre a homofobia e a importância da ação dos pedagogos, docentes, gestores e toda comunidade escolar que deve trabalhar em conjunto para que haja o respaldo que se espera no processo de ensino aprendizagem.
Nosso principal objetivo é conscientizar e mobilizar através de parcerias toda a comunidade escolar, informando, integrando seus membros em prol do respeito a opção sexual de cada pessoa.
A proposta desse trabalho visa ampliar os horizontes e oferecer opções para possíveis soluções na problemática apresentada sobre a homofobia.
O caso do menino Paulo apresentado no texto “Homofobia na escola”, infelizmente não é um caso isolado, sabemos que o preconceito existe, ainda que muitas tentem mascará-lo.
Buscamos através de pesquisas e debates com os membros do grupo, incentivar uma campanha para a conscientização da comunidade escolar e as possíveis contribuições tanto da equipe gestora como dos demais profissionais da escola e sobretudo dos pais e alunos.
Em primeiro buscaríamos das Secretarias da Educação e Assistência Social, assim como o Conselho Tutelar e se possível membros representantes dos Direitos Humanos.
Buscaríamos parcerias com a Secretaria de Educação contratação de funcionários gabaritados para