Teoria geral de sistemas
ORIGEM
A Teoria dos Sistemas surgiu de uma percepção dos cientistas, de que certos princípios e conclusões eram válidos e aplicáveis a diferentes ramos da ciência. Imbuído dessa filosofia, o biólogo alemão Ludwig von Bertalanffy 67 lançou em 1937 as bases da Teoria Geral dos Sistemas. A teoria foi amplamente reconhecida na administração, durante os anos 60. Sua difusão se deveu a uma necessidade de síntese e integração das teorias precedentes. De forma concomitante, o desenvolvimento de novas áreas científicas, como a informática, possibilitou a operacionalização e a aplicação de conceitos da Teoria dos Sistemas à administração.
BERTALANFFY E A INTEGRAÇÃO DAS CIÊNCIAS
Bertalanffy defendia a idéia de que não somente os aspectos gerais das diferentes ciências são iguais, como as próprias leis específicas de cada uma delas podem ser utilizadas de forma sinérgica pelas outras. A partir dessa tese, Bertalanffy desenvolveu a Teoria Geral dos Sistemas, cujos principais pressupostos são : 68
• Há uma tendência geral no sentido da integração das várias ciências, naturais e sociais.
• Esta integração parece centralizar-se em uma Teoria Geral dos Sistemas.
• Esta teoria pode ser um importante meio para alcançar uma teoria exata nos campos não físicos da ciência. .
• Desenvolvendo princípios unificadores que atravessam vertical mente o universo das ciências individuais, esta teoria aproxima-nos da meta da unidade da ciência.
• Isto pode conduzir à integração, muito necessária na educação científica.
Os pesquisadores Johnson, Kast e Rosenzweig foram dos primeiros a defender que a integração da Teoria dos Sistemas à teoria administrativa levaria a um aprimoramento da administração. Churchman desenvolveu sua aplicação à empresa, incluindo o conceito de sistema de informações da administração.
PARALELO ENTRE ORGANISMOS E ORGANIZAÇÕES 69
N o sentido de buscar uma melhor compreensão do paralelismo existente entre