Teoria ERG
Clayton P. Alderfer, (psicólogo americano nascido em Sellersville, Pensilvânia, em 01 de setembro de 1940), apresentou pela primeira vez a sua Teoria da Motivação ERG em 1969 em um artigo, denominado "um teste empírico de uma nova teoria das necessidades humanas." A teoria ERG tentou desenvolver e expandir a Teoria da Hierarquia das necessidades humanas de Abraham Maslow, possibilitando uma maior flexibilidade entre as diversas necessidades. Alderfer diminui o número de níveis para 3 de forma a permitir que as necessidades fossem padrão independente do indivíduo. Na teoria de Maslow as necessidades poderiam variar de pessoa para pessoa.
O Nome ERG (ou ERC em português) vem da abreviação dos três níveis determinados por Alderfer:
Existência (Existence) Relacionamento (Relatedness) Crescimento (Grow)
a. Necessidades de existência são as necessidades básicas e de segurança, a mais concreta das necessidades, como alimentação, abrigo e água.
b. Necessidades de relacionamento são as relações sociais e auto estima externa (amigos, família, colegas de trabalho, etc)
c. Necessidades de crescimento são a auto estima interna e auto-realização, é considerada a mais abstrata das necessidades à medida que não envolvem aspectos físicos.
Para Alderfer as pessoas podem se sentir motivadas por um determinado nível e escalar para um próximo nível em um processo de "Progresso" ou regredir para um nível inferior em um processo de "Regressão". O progresso ocorre durante a Satisfação e a Regressão durante momentos de frustração, como pode ser visto no quadro abaixo: Assim, a associação dos níveis de Alderfer com os níveis de Maslow, podem ser representadas conforme o quadro abaixo:
Teoria ERG
Alderfer Teoria da Hierarquia das Necessidades
Maslow
Existência (E) Necessidades Básicas ou Fisiológicas
Necessidades de Segurança
Relacionamento (R) Necessidades Sociais
Necessidades de Auto Estima