Teoria e.r.c
TRABALHO SOBRE A
TEORIA
ERC
RESUMO PARA TURMA
Teoria ERG (ou ERC) de Alderfer
Clayton P. Alderfer,
Apresentou pela primeira vez a sua Teoria da Motivação ERG, em 1969, em um artigo denominado "um teste empírico de uma nova teoria das necessidades humanas”.
A teoria ERG tentou desenvolver e expandir a Teoria da Hierarquia das necessidades humanas de Abraham Maslow, possibilitando uma maior flexibilidade entre as diversas necessidades. Alderfer diminui o número de níveis para três de forma a permitir que as necessidades fossem padrão independente do indivíduo. Na teoria de Maslow as necessidades poderiam variar de pessoa para pessoa.
O Nome ERG (ou ERC em português) vem da abreviação dos três níveis determinados por Alderfer:
a. Existência (Existence);
Necessidades de existência: estão voltadas para a sobrevivência do indivíduo, seu bem-estar físico, sua preservação. Abarcam as necessidades fisiológicas e de segurança de Maslow, como alimentação, abrigo e água.
b. Relacionamento (Relatedness);
Necessidades de relacionamento: envolvem os desejos de pertença a grupos, interações sociais e relacionamentos afetivos. São relacionadas às necessidades sociais e de estima de Maslow, (amigos, família, colegas de trabalho, etc).
c. Crescimento(Grow).
Necessidades de crescimento: são a auto-estima interna e auto-realização, é considerada a mais abstrata das necessidades à medida que não envolvem aspectos físicos. Teoria ERG (ou ERC) de Clayton Alderfer
Introdução:
Clayton Paulo Alderfer nasceu em 01 de setembro de 1940 noS,Sellersyille,Pensilvânia,EUA. Psicólogo especialista dos EUA em psicologia industrial, que estudou o comportamento nas organizações. Foi professor de psicologia organizacional da Universidade Rutgers. Ele foi editor do The Journal of Applied Behavioral Ciência (1990-2003). que desenvolve a partir da teoria da hierarquia de necessidades de Maslow a sua teoria ERC