Relação do filme tempos modernos com as crises economicas
O filme “Tempos Modernos” se passa por volta dos anos 30, na era das grandes indústrias, linhas de produção taylorista (especialização do trabalhador e baixa qualificação) e grande crise de 1929.
Nessa época a teoria economia vigente era o liberalismo econômico, que acreditava que os mercados, sem influência do Estado, conduziriam a economia ao pleno emprego de seus recursos, como que guiados por uma “mão invisível” (o famoso laissez-faire) e assim determinariam os preços e a produção de equilíbrio e desse modo nenhum problema surgiria do mercado de trabalho (Vasconcellos).
Porém a ausência de politicas econômicas levou à quebra da Bolsa de Nova Iorque e consequentemente a crise de 1929, que levou ao desemprego a maioria da população.
Nesse contexto surge a teoria geral de Keynes mostrando que a combinação das políticas econômicas adotadas na época não funcionava mais naquele novo contexto econômico, e aponta as soluções que poderiam tirar o mundo da recessão. Com a contribuição de Keynes ficaram-se as bases da moderna teoria macroeconômica, e da intervenção do Estado na economia.
Os objetivos da macroeconomia moderna são:
* Alto nível de emprego; * Estabilidade de preços; * Distribuição de renda socialmente justa; * Crescimento econômico.
Relacionando esses objetivos com a situação retratada no filme tem-se que:
* As indústrias da época retratadas no filme possuíam grandes quantidades de empregados, entretanto finalidade das indústrias era de aumentar a produtividade enfocando apenas a realização das tarefas de forma rápida e eficiente, sem se preocupar com as limitações físicas e psicológicas do ser humano. Depois da quebra da bolsa e a crise, o desemprego tomou conta da população e os operários foram ainda mais explorados, porque agora existiam milhares para