Tempos MODERNOS
Charlie Chaplin, o personagem do filme, quis nos passar uma mensagem social, mostrando as máquinas tomando olugar dos homens deixando-os escravos das atividades dentro da empresa.
Com tanta industrialização e pressão, muitas novidades acabam pegando os empregados de surpresa. Comosabemos que mudanças não são fáceis na adaptação, para eles, mesmo naquela época também não foi. Tanto que Chaplin teve um colapso nervoso por trabalhar em excesso, e foiparar no hospital tendo que ficar internado por um tempo. Devido ao tempo de internação, quando Chaplin recebe alta, percebe que houve outras mudanças. A empresa estavafechada e nas ruas há uma comissão de protestantes.
Na história surge outra personagem que fala sobre o amor. Embora passando por muitas dificuldades após ficar órfã dos pais,segue a vida sozinha e desempregada, mas não desiste nunca de sonhar e ir à busca da felicidade.
Com relação aos dias de hoje, é perceptível que apesar das melhorias dosdireitos para os trabalhadores, e das tecnologias das máquinas, continuamos com a mesma realidade. Vivemos com muitos protestos e greves e também temos a mesma visão de que oempregado é apenas um objeto engolido pelo poder do capital e essa sociedade capitalista que explora para alimentar todo conforto e diversão das classes que mais possuem.
O grande gênio do cinema mudo, Charles Chaplin, conseguiu com muita expressividade, eloqüência e sagacidade, reproduzir no filme, “Tempos Modernos”, a realidade vivenciada à época da sociedade norte-americana, após a crise da “Grande Depressão”, que originou da quebra da bolsa de Nova Iorque, em 1929.
Dentre as