Analise de Imagem
Roland Barthes Usa para analises de imagens três tipos de mensagens , sendo eles: denotativa, conotativa e linguística.
A denotativa diz respeito á mensagem icônica, a conotada é mensagem simbolica, e linguistica é a mensagem verbal.
A imagem na qual será analisada é um anuncio públicitário da Boticario, que em sua composição possui uma mulher atraente em representação a personagem infantil branca de neve , uma mão segurando uma maça, e a seguinte mensagem linguistica: “Era uma vez uma garota branca como a neve, que causava muita inveja não por ter conhecido os sete anões, mas vários morenos de 1,80 m”.
Como podemos notar, na mensagem linguistica já percebemos que a mensagem não está direcionada ao público infantil, mas sim , ao público adulto, onde inverte-se a originalidade das personagens dos contos de fada influenciando uma nova realidade: a da mulher perfeita, sensual e persuasiva. Fica claro também na frase que os homens que a desejam são estereótipos do homem perfeito, ou seja, morenos, altos e fortes. A linguagem verbal nesse caso não descreve o produto, ou da instruções, Assim, podemos dizer que a mensagem verbal serve de fixição para o que a imagem em si busca dizer ao seu público, para que a imagem não haja isoladamente.
Agora partindo para a analise da imagem, na imagem conotada há vários aspectos simbolicos, como a representação a personagem infantil Branca de Neve, na qual só quem conhece a história sabera identifica-lá e intender quem é a princesa representada de uma maneira um pouco mais diferente, mais moderna. Já não vemos mais aspecto de inocencia, fragilidade mas sim uma mulher sensual , que traz poder e confiança no olhar. Na imagem, podemos notar a predominancia da cor vermelha, tanto na fita do cabelo no vestido, na maça e na boca da jovem, o que faz menção a corta da paixão, excitação, independencia, sedução. A fisionomia também deixa bem clara a posição de mulher moderna, podemos notar que ela esta