Engenharia Civil
Neste trabalho de APS desenvolvemos uma pesquisa de campo, com para verificar a possível viabilidade do lote número 08 no bairro Forqueta, para um futuro loteamento. Primeiramente nos informamos sobre a localização e as dimensões do lote, através de plantas mapas e levantamentos planimétricos.
Por com seguinte fizemos uma visita para verificar e ter uma primeira analise do terreno em estudo, com isso podemos reparar algumas imperfeições no terreno , tais como: alto desnivelamento, presença de água pluviais vegetação no local.
Nesta situação podem se tomar duas providências que seriam a terraplanagem e a drenagem das águas pluviais. Nas obras de terraplanagem, existem limitações, onde nas vias urbanas, as alturas máximas dos cortes e aterros não podem ultrapassar 8 metros em função ás edificações segundo informações obtidas em sait do DNIT.
Quanto à drenagem das águas pluviais, no local há uma concentração do fluxo e uma dificuldade de lançamento das águas capitadas.Uma característica dos loteamentos em áreas de declividade acentuada são as vias dispostas de formas longitudinais ás curvas de nível (vias a meia encosta).
Após todas estas hipóteses vistas pelo grupo podemos notar as dificuldades para a viabilidade do loteamento em questão, pelo fato das condições que se encontra o terreno e assim não seria lucrativo pois o custo para deixar o local em condições melhores pra se começar a fazer o loteamento seriam muito grandes.
DNER- Departamento Nacional de Estrada de Rodagem (1974).
“Normas para o Projeto Geométrico de Vias Urbanas”. Rio de Janeiro.
MORETTI, Ricardo de S,- Loteamentos: Manual de Recomendações para a Elaboração de Projetos. São Paulo. IPT. 1986