trabalho de Anatomia vegetal
CAMPUS RIO BRANCO
CURSO SUPERIOR DE LICENCIATURA
CIÊNCIAS BIOLOGICAS
MARIA VILCIANE S. B. CABANELAS.
HORMÔNIOS E OS FATORES EXTERNOS QUE INFLUENCIAM O CRESCIMENTO VEGETAL.
RIO BRANCO, ACRE.
AGOSTO 2014
INSTITUTO FEDERAL DO ACRE – IFAC
CAMPUS RIO BRANCO
CURSO SUPERIOR DE LICENCIATURA
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
HORMÔNIOS E OS FATORES EXTERNOS QUE INFLUENCIAM O CRESCIMENTO VEGETAL.
Trabalho apresentado à professora Amanda Moura como requisito de avaliação parcial da disciplina de Anatomia e Fisiologia Vegetal – 7º período.
MARIA VILCIANE S. B. CABANELAS.
RIO BRANCO, ACRE.
AGOSTO 2014
1. INTRODUÇÃO
Neste trabalho apresentaremos os hormônios vegetais responsáveis pelo desenvolvimento e crescimento das plantas, identificando as cinco categorias responsáveis pelo controle da divisão, crescimento e diferenciação celular, mostraremos também de forma sucinta os fatores externos que influencia esse crescimento.
2. DESENVOLVIMENTO
O crescimento do vegetal pode ser influenciando tanto por fatores do meio, como por substâncias reguladoras de crescimento denominadas hormônios vegetais ou fitormônios (fitorreguladores).
O crescimento e desenvolvimento das plantas é regulado por hormônios vegetais ou fitormônios, que são substâncias químicas que atuam sobre a divisão, elongação e diferenciação celular. A palavra hormônio vem a partir do termo grego horman, que significa "excitar". Eles atuam em pequenas quantidades, afetando o funcionamento de células especificas denominadas células-alvo do hormônio.
Os fitormônios ou reguladores de crescimento são classificados em cinco categorias, como: Auxina, Giberelinas, citocianinas, ácido abscísico e etileno.
AUXINAS
As auxinas, as primeiras substâncias a ser identificadas como fitormônios, controlam diversas atividades nas