Interações Intermoleculares e Efeitos de Rede Cristalina Solubilidade e Ponto de Fusão
Procedimento
I-Ponto de fusão
a) Amostra 36
b) PFI=150°
c) PFF=190°
Procedimento
II- Solubilidade e Miscibilidade
a) Solubilidade do Kl
Kl adicionado com água: fazendo a mistura, podemos notar que o Kl é solúvel em água, resultando em uma mistura homogenia e incolor. Isto acontece já que KI é um sal, portanto é uma substância iônica, polar, e a H2O também é polar, justificando assim a solubilidade do sal no solvente.
Kl adicionado com álcool etílico(C2H5OH): resulta em uma mistura heterogenia, portando é solúvel. Demorou mais para se misturar do que a água e é incolor. O KI apresentou solubilidade parcial, já que o álcool (C2H5OH) possui uma parte apolar (hidrocarboneto) e uma parte polar representada pelo OH-, que faz ligações de hidrogênio com a H2O.
Kl adicionado com cicloexano(C6H12): resulta em uma mistura heterogenia de duas fases, incolor, representada pelo cicloehano e um sólido branco, a mistura é insolúvel, pois o ciclohexano é um hidrocarboneto, portanto apolar.
b) Solubilidade do I2
I2 adicionado com água: resultou em uma mistura de duas fases, heterogenia, incolor, demonstrando a insolubilidade do iodo em água. O Iodo revelou-se insolúvel no solvente já que é uma substância covalente, portanto é apolar e a H2O polar.
I2 adicionado com álcool etílico(C2H5OH): resultou na formação de mistura heterogenia, duas fases, de cor castanha, a marrom (I2 + etanol) e pequena quantidade de I2 não dissolvido. Isso acontece pois o C2H5OH possui uma parte apolar (hidrocarboneto) quanto uma parte polar (-OH) que faz ligações de hidrogênio, justificando assim suas propriedades tanto polar quanto apolar.
I2adicionado com cicloexano(C6H12): dissolveu parcialmente o iodo, comprovando a solubilidade, sua cor mudou para roxo. Isso acontece já que ambos são apolares.
c) Água e álcool: resultou em uma solúvel, homogenia e incolor,