Tempos modernos
12
Trabalho de História
Relação do filme Tempos Modernos com a Revolução Industrial
Aluno: Vítor Henrique, 7º Série A, Nº 33
Colégio Militar Tiradentes
12
Trabalho de História
Relação do filme Tempos Modernos com a Revolução Industrial
Aluno: Vítor Henrique, 7º Série A, Nº 33
Filme: Tempos Modernos
Ano: 1936
Criador: Charles Chaplin
No filme Tempos Modernos Charles Chaplin decide retratar como era a vida na sociedade durante a primeira Revolução Industrial, fazendo uma crítica com a exploração que havia nos empregos industriais.
Com a Revolução Industrial, a vida cotidiana e a forma de trabalho das pessoas mudou drasticamente, o que se resumia a produção em pequena escala e artesanalmente, agora era feito em grande escala e pelas máquinas. O trabalho do homem se resumia em cuidar da manutenção das máquinas e participar apenas de parte do processo de fabricação do produto.
O filme começa com a apresentação De uma “máquina alimentadora” que pretende diminuir o tempo de pausa para as refeições, com isso o aumento da produção seria significativo, para que a produção fosse a mais alta possível existiam os fiscais, que eram altamente rigorosos e não toleravam erros e não admitiam o descanso dos funcionários.
Cada vez mais eles aumentavam a velocidade da máquina, aumentando a produção e dificultando o trabalho dos operários, e é nesse contexto que o personagem principal o “Vagabundo” entra, com tanto tempo fazendo movimentos repetitivos ele acabou ficando louco, e foi demitido.
Alguns trabalhadores mais ousados realizam alguns movimentos grevistas, mas eram duramente reprimidos, tanto que “o Vagabundo” acabou sendo preso por ser confundido como um líder desses movimentos.
Um dos principais problemas com a Revolução Industrial foi à substituição das máquinas pelas pessoas, por causa disso havia cada vez mais desempregados e as pessoas não conseguiam sustentar seus filhos que muitas vezes passavam fome.
Outro problema