Síntese de filmes sobre crise 2008
O vídeo “Tempos Modernos” demonstra a fragilidade do homem em relação ao mundo corporativo, explicitando a disposição de um ser humano sofrer forte desgaste físico e motor em troca de um emprego em uma grande empresa. Além disso, fica clara a falta de conhecimento do funcionário naquela época, especialmente em relação ao resto do processo do qual participa. Chaplin aparece como um sujeito “máquina”, totalmente alienado de sua verdadeira função de colaborador da empresa. Ao mesmo tempo é uma pessoa extremamente simples e humana, que valoriza sua vida fora da companhia.
A sátira também intensifica a demonstração da falta de qualificação dos funcionários daquela época, que em alguns setores perdura na atualidade.
Do ponto de vista político, fica expressa a influência forte do comunismo da época, com relação às greves e às sanções que as empresas sofriam no duelo com o proletariado.
Já o filme “O que você faria?” de Marcelo Piñeyro demonstra o lado da disputa desleal entre executivos, profissionais extremamente gabaritados, por um emprego muito desejado por todos. O ambiente hostil paira sobre os competidores, que ao invés de se preocuparem com uma reposta para a situação de busca de sobrevivência para si próprios, buscam uma forma de inibir e destruir os adversários pondo em evidência os pontos ruins dos mesmos.
Conforme pesquisei na internet, o filme está baseado em um método chamado Gronholm de avaliação de pessoas, que incita exatamente a disputa canibal entre os competidores a fim de descobrir o quanto são agressivos e com qual facilidade perdem a conduta quando expostos a fortes pressões psicológicas.
Este filme demonstra claramente, o quanto boa parte dos executivos está disposta a sofrer em troca da posição almejada, inclusive o quanto estão dispostos fazer as pessoas que os cercam sofrerem.
“Too Big To Fail” expõe o tamanho poder concentrado no sistema financeiro. O poder decisório final está nas mãos das grandes corporações, que no