Maslow
CURSO: ADMINISTRAÇÃO EM GESTÃO PÚPLICA
DISCIPLINA: TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO I
SEMESTRE: I
TUTOR: CHACON
-------------------------------------------------
EQUIPE: SILVIA HELENA, VALDERLENE, VIRGINIA, WALDIR.
ATIVIDADE DE PORTIFÓLIO EM GRUPO – AULA 03
PESQUISE SOBRE A TEORIA DA HIERARQUIA DAS NECESSIDADES DE MASLOW E TRACE UMA RELAÇÃO COM A MOTIVAÇÃO CITANDO CONCEITOS DE OUTROS AUTORES.
De acordo com Bateman, Snell (1998) motivação é a força que energiza, dirige e sustenta o esforço de uma pessoa. Um funcionário altamente motivado trabalhará dedicadamente para atingir as metas estabelecidas pela empresa, sendo assim, mais produtivo. O ambiente de trabalho deve oferecer as condições necessárias para o funcionário desempenhar sua função, tais como dispor o treinamento adequado, as ferramentas e equipamentos necessários, o pessoal de apoio, as informações que sejam suficientes, dentre outras, e, além disso, incentivá-lo a trabalhar com disposição estimulando e facilitando o seu desempenho. Abraham Maslow, psicólogo americano, organizou cinco tipos de necessidades humanas. São elas, em ordem ascendente: 1. Necessidades Fisiológicas (comida, sono, abrigo, segurança) 2. Necessidades de Segurança (proteção contra ameaça ou privação) 3. Necessidades Sociais (amizade, amor, aceitação) 4. Necessidades do Ego (liberdade, status, reconhecimento). 5. Necessidades de Auto realização (criatividade, espontaneidade)
Segundo Maslow, as necessidades mais básicas devem ser realizadas antes das necessidades mais elevadas, pois quando uma necessidade é satisfeita, esta deixa de ser um motivador poderoso, tornando-se a próxima necessidade o interesse dominante.
A hierarquia de Maslow ressaltou a importância da necessidade de auto realização e de crescimento pessoal, despertando os administradores para a valorização do funcionário e da busca por incentivá-los a utilizarem seus talentos e habilidades, diminuindo