teoria dos jogos
Ferreira, Noélli – nouuferreira@yahoo.com.br
UNIFRA
RESUMO
Sabemos que no Ensino Médio na disciplina de matemática existem muitos conteúdos a serem abordados , mas a Teoria dos Jogos poderá ser utilizada, por exemplo: para compreender o comportamento econômico, estratégias nucleares, situações de conflitos, aplicações em sociologia, negócios, psicologia, política, biologia, etc. Devido a isto, propomos uma breve introdução de alguns tópicos da Teoria dos Jogos para alunos do segundo ano do ensino médio, utilizando a resolução de problemas como metodologia de ensino, com a intenção de mostrar aos alunos uma forma de tornar o ensino de matemática interessante e compatível ao cotidiano.
Palavras-chave: Teoria dos Jogos; Resolução de Problemas.
1 INTRODUÇÃO
Em algum momento todos nós tivemos contato com algum jogo, como uma brincadeira na infância, jogos de futebol, jogos de azar, jogos eletrônicos, mas poucos consideram jogos como algo a ser estudado. Por exemplo, numa simples partida de xadrez, numa cobrança de pênalti na final de um campeonato ou no encontro de lideranças políticas para discutir conflitos, ocorrem características comuns a serem analisadas e discutidas.
Tendo como base, o artigo publicado pela revista Unión: Jogos, estratégias e intuição de Uldarico Malaspina Jurado da PUC do Perú onde o pesquisador apresenta experiências didáticas e comentários, utilizando simples jogos como uma forma de introduzir este tema com estudantes de diferentes níveis educacionais. O objetivo deste artigo é apresentar uma proposta de ensino para a introdução da teoria dos jogos para alunos do segundo ano do ensino médio, através da resolução de problemas, sugerimos esta série, pois é nela que é abordado o conteúdo matemático de matrizes, as quais poderão servir para a representação das respostas (estratégias) de