teoria do saber
Para responder essa pergunta é necessário conhecer o significado dessa expressão. Análise filosófica nada mais é do que o estudo de um determinado conhecimento de forma profunda e completa, desmembrando todos os seus conceitos, ideias e enunciados e conhecendo-os.
Em meio à esse percurso pode-se encontrar algumas dificuldades na análise. São alguns exemplos:
- O envolvimento das ideias do estudioso, seus pensamentos particulares com o que é estudado, analisado. Quando misturadas às ideias do estudo, os pensamentos do pesquisador ocultam tudo de novo que possa ser descoberto. Então, para que a análise filosófica seja realmente proveitosa, deve-se abandonar as ideias pré- concebidas e os preconceitos.
- A não interpretação ou a má interpretação das perguntas. Essa atitude faz com que a análise fique superficial. Deve-se “cercar por todos os lados” a pergunta, pois assim não se corre o risco de reduzi-la às palavras mais chamativas e esquecer algum ponto significativo.
Sua opinião sobre o texto
No prefácio do livro Exercícios Filosóficos, a autora Madeleine Arondel faz uma breve apresentação sobre como devemos nos portar diante do conhecimento. Ela comprova que nada é como aparenta ser. Que todas as certezas podem ser questionadas,estudadas , comprovadas ou negadas quando se há uma dedicação em estuda-las de uma maneira singular.
A filosofia é a “engenharia do saber”e mostra aos estudiosos como se faz a construção do mesmo.
A análise filosófica é muito mais do que apenas observar. È permitir-se navegar num oceano de questionamento, indagações, dúvidas. É esquecer do que já foi conhecido, experimentado e abrir a mente para novas experiências, pensamentos, conhecimentos.
Acreditamos que quando se cria a maturidade intelectual suficiente para questionar sobre as maiores certezas cria-se a oportunidade de abrir um novo espaço para o descobrimento, afastando-se das restrições de opinião,permitindo